top of page

Desvendando os Segredos do Marketing de Conteúdo: Como Definir Objetivos e KPI's para o Sucesso

Mulher com hashtag na cabeça

Olá, pessoal!


Aqui é a Giovana Saraiva, a copywriter apaixonada, criadora de conteúdo destemida e cientista da publicidade em tempo integral.


Hoje, quero compartilhar com vocês uma história que mudou a minha jornada no mundo do marketing de conteúdo.


Quando comecei nessa área, eu estava cheia de ideias criativas e vontade de fazer a diferença. Mas, com o tempo, percebi que não bastava apenas criar conteúdo por criar.


Era preciso ter um propósito claro, um norte que guiasse cada palavra, cada imagem, cada vídeo. Foi aí que eu me deparei com a importância de definir objetivos e KPI's para o sucesso do marketing de conteúdo.


Mas, espera aí!


Antes de continuar, deixa eu explicar para vocês o que são os famosos KPI's.


KPI é a sigla para "Key Performance Indicator", ou seja, Indicador-Chave de Desempenho.


Basicamente, são métricas que nos ajudam a medir o progresso em direção aos nossos objetivos. Eles são como uma bússola que nos guia no mar do marketing de conteúdo, mostrando se estamos no caminho certo ou se precisamos ajustar a rota.


Voltando à minha história, eu mergulhei de cabeça nesse universo, estudando cada objetivo de negócios que o marketing de conteúdo poderia impulsionar. Aumentar o reconhecimento da marca, estabelecer liderança de pensamento no setor, melhorar o sentimento em relação à marca... Eu queria dominar todos eles!


Mas, como dizia o grande Peter Drucker, "o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado". Então, eu me dediquei a entender os indicadores que iriam me ajudar a medir o sucesso em cada um desses objetivos. Foi um trabalho e tanto, mas eu estava determinada a ser a melhor no que faço.


Do tempo total de atenção ao compartilhamento de voz, da taxa de engajamento ao sentimento por canal, eu mapeei cuidadosamente cada indicador. E, acreditem, isso fez toda a diferença! Ao medir e analisar regularmente esses indicadores, eu consegui otimizar meu conteúdo e alcançar resultados incríveis para os meus clientes.


Mas, sabe o que eu aprendi com tudo isso?


Equipe de Marketing de Conteúdo

Que no mundo do marketing de conteúdo, ter um propósito e medir o progresso é tão importante quanto a criatividade e a habilidade com as palavras.


Como dizia o mestre David Ogilvy, "não conte suas ideias criativas. Meça-as".


Então, se você quer trilhar o caminho do sucesso no marketing de conteúdo, eu te convido a seguir essa jornada comigo. Vamos definir seus objetivos, escolher seus indicadores e criar um conteúdo que não apenas inspire, mas também gere resultados concretos para o seu negócio.


E para te ajudar nessa missão, aqui vai uma lista de exemplos de indicadores que você pode usar para medir e melhorar seu conteúdo:


1. Taxa de engajamento: Mede o quanto seu público interage com seu conteúdo através de curtidas, comentários e compartilhamentos.


2. Tempo de permanência na página: Indica quanto tempo os visitantes passam consumindo seu conteúdo, sinalizando seu interesse e relevância.


3. Taxa de rejeição: Mostra a porcentagem de visitantes que saem do seu site após visualizar apenas uma página, ajudando a identificar problemas de relevância ou qualidade do conteúdo.


4. Compartilhamento de voz: Mede o quanto seu conteúdo é mencionado e compartilhado em relação aos seus concorrentes, indicando sua influência no setor.


5. Geração de leads: Acompanha quantos visitantes se convertem em leads através de formulários ou assinaturas de newsletter, mostrando a eficácia do seu conteúdo em gerar interesse e engajamento.


Lembre-se, esses são apenas alguns exemplos. Os KPI's ideais para você irão depender dos seus objetivos específicos e do seu público-alvo. O importante é escolher métricas que realmente indiquem o sucesso do seu conteúdo e te ajudem a tomar decisões estratégicas.


E, se precisar de uma parceira nessa aventura, você já sabe: estou aqui, pronta para transformar suas palavras em ouro.


Afinal, ser copywriter, criadora de conteúdo e cientista da publicidade não é apenas uma profissão para mim. É uma paixão, um propósito, uma forma de fazer a diferença no mundo, um indicador de cada vez.


Como estão seus indicadores?


Prazer inenarrável,


Giovana Saraiva

Copywriter Estrategista e Especialista em Ciência da Publicidade



Comments


bottom of page